Postagens

Mostrando postagens de setembro 30, 2007

Homenagem aos professores que fazem diferença

Imagem
O professor Clovis Pinto de Castro da Universidade Metodista de São Paulo é uma pessoa de se admirar. Embora com muitas responsabilidades administrativas ainda tem tempo de orientar e ensinar. Agradeço pelo seu empenho na orientação do doutorado em Ciências da Religião no período de 2002-2006. Foram tempos de muito aprendizado, paciência e crescimento. Seu exemplo foi decisivo e seu apoio fundamental para minha trajetória acadêmica.

Professor, Seu Dia Nos Nossos Dias

“A grande generosidade está em lutar para que, cada vez mais, essas mãos, sejam de homens ou de povos, se estendam menos, em gestos de súplica. Súplica de humildes a poderosos. E se vão fazendo, cada vez mais, mãos humanas, que trabalhem e transformem o mundo”. Paulo Freire Este artigo tem como pretensão tratar do dia do professor. Mas, como podemos definir o que é ser professor? Nos dicionários a definição de professor varia de alguém com o conhecimento e a capacidade de ensinar uma ciência, arte e técnica, ou simplesmente mestre como normalmente se faz no âmbito da academia. Algumas definições classificam os professores como guias condutores, chefes ou comandantes que possuem comando, autoridade e influência. É característica de um bom professor ter liderança e ser capaz de conseguir que outros o sigam, de provocar mudanças comportamentais e funcionais para a melhora do desempenho. A liderança, portanto, é o processo de influenciar o comportamento e motivar o indivíduo a atingir algu

Dia do Professor

Imagem
Professor Fernando Torres Londoño. É raro encontrar um professor hoje em dia apaixonado pelo que faz . Existem os burocráticos, os cansados, os organizados. Mas, encontrar aqueles que encaram a arte de ensinar como um sacerdócio está cada vez mais difícil. O professor Londoño caberia na classificação de Rubem Alves do "professor que se encanta com a arte de ensinar". Inspiração e envolvimento. Não basta ser profissional no ensino, tem de ser sacerdote. Em homenagem aos professores que são.