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Mostrando postagens de dezembro 14, 2007

Clio e Educação

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Unesco organizará conferências sobre cumprimento do direito à educação A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) organizará diferentes atividades para comemorar o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, entre elas conferências para avaliar o cumprimento internacional do direito à educação. A Unesco convocou hoje, em sua sede de Paris, diferentes especialistas para um seminário que abre um ano de atos de celebração.O diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, e o representante do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Bacre Ndiaye, abriram hoje debates nos quais diversos especialistas analisarão o processo de elaboração da declaração de 1948, o papel da organização em sua aplicação e os desafios futuros. A brasileira Camilla Croso, que coordena a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação, participa destes debates, destinados a analisar o que a Unesco deve fazer para garantir o direito à educação, à liberdad

Clio e Educação On Line

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Governo facilita curso de pós a distância por FÁBIO TAKAHASHI Folha de S.Paulo O Ministério da Educação decidiu diminuir a exigência para abertura de cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) a distância no país. Agora, as universidades não precisarão mais ter um prédio com tutor (professor), biblioteca e estrutura de apoio ao estudante na região em que a pós-graduação é oferecida. Atualmente, para se abrir um curso nesse formato, é obrigatório que a instituição tenha essa estrutura (chamada oficialmente de pólo presencial). O governo entendeu que a exigência era muito alta e desacelerava a expansão das matrículas na modalidade. Segundo o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância, foram oferecidas 72.524 vagas de especialização à distância em 2004 (último dado disponível). Como comparação, a PUC-SP tem 15 mil alunos em especialização convencional (presencial). A especialização é mais comum no setor privado. Não há dados oficiais do MEC. A alteração na

Clio, Educação e Oportunidades

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Uma das grandes dificuldades de se estudar é a questão do financiamento. Muitos não conseguem, mas há instituições que possibilitam a oportunidade de bolsas. Elencamos algumas: ALEXANDER VON HUMBOLDT FOUNDATION (AvH)Bolsas oferecidas: para pesquisadores estrangeiros (pós-doutorado) na Alemanha, em diversas áreas, principalmente em ciências humanas, saúde e ambiente.Informações: http://www.humboldt-foundation.de/ CÂMARA AMERICANA (AMCHAM INTERNATIONAL FELLOWSHIP PROGRAM) Bolsas oferecidas: mestrado em diversas áreas, nos Estados Unidos,em especial para tecnologia.Informações: http://www.amcham.com.br/ ou advising@alumini.org.br CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DEPESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR Bolsas oferecidas: mestrado, doutorado e pós-doutorado, no Brasil e no exterior.Informações: http://www.capes.gov.br/ ou (0xx61) 410-8860 CENDOTEC - CENTRO FRANCO-BRASILEIRO DE DOCUMENTAÇÃOTÉCNICA E CIENTÍFICA Bolsas oferecidas: para pesquisa de pós-doutorado na FrançaInformações: www.r

Clio e as preocupações de Gaia - O Protocolo de Kyoto

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O documento, criado em 1997 na cidade japonesa que deu nome ao acordo, estabelece metas para a redução de gases poluentes que, acredita-se, estejam ligados ao aquecimento global e tem data para expirar: 2012. Segundo o tratado, apenas 30 países industrializados estão sujeitos a essas metas. O Brasil ratificou o acordo, mas não teve de se comprometer com metas específicas porque é considerado país em desenvolvimento. Leia abaixo repostas a algumas das principais questões envolvendo o protocolo: O que é o Protocolo de Kyoto? É um acordo internacional que estabelece metas de redução de gases poluentes para os países industrializados. O protocolo foi finalizado em 1997, baseado nos princípios do Tratado da ONU sobre Mudanças Climáticas, de 1992. O acordo entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, ratificado por 36 países do grupo mais ricos do planeta, e limita emissões dos seis gases que provocam o efeito estufa. Para atingir as metas de cortar as emissões, o protocolo criou três mecanis