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Mostrando postagens de dezembro 17, 2007

No clube dos 200

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USP e Unicamp galgam posições em ranking mundial de universidades Por Fabrício Marques Duas instituições brasileiras, as universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp), despontam entre as 200 melhores no mundo, de acordo com a quarta edição do ranking anual feito pelo Higher Education Supplement, do jornal britânico The Times. A USP aparece em 175º lugar, empatada com a Universidade de Massachranusetts, em Amherst, nos Estados Unidos – posição melhor do que as obtidas em 2006 (284º lugar) e em 2005 (196º lugar). O salto da Unicamp, que aparece em 177º lugar, foi ainda mais expressivo. Em 2006 estava na 448ª posição. Se tivesse obtido um conceito maior em algum quesito, poderia ter ultrapassado a USP. A lista é elaborada a partir de diversos critérios reunidos. O principal é a análise por pares, que representa 40% da nota final. Um conjunto de 5,1 mil pesquisadores foi entrevistado, sendo 41% da Europa, África e Oriente Médio, 30% das Américas e 29% da Ásia e do Pacíf

PUC Rio - Expansão

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RIO - Depois da Gávea, do Centro e da Baixada Fluminense, a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) chega em fevereiro à Barra da Tijuca. O novo campus, assim como os dois últimos, oferecerá inicialmente apenas cursos de extensão e aperfeiçoamento gerenciados pela Coordenação Central de Extensão (CCE) da instituição. De acordo com o coordenador do CCE, Pedricto Rocha Filho, em uma análise no banco de dados dos últimos seis anos verificou-se que 14% dos 100 mil estudantes interessados em receber informações sobre os cursos de extensão moravam na Barra ou em Jacarepaguá. Como não temos mais para onde crescer no campus da Gávea e diante dessa demanda passiva do banco de dados, resolvemos considerar abrir um campus na Barra, que é um bairro em expansão e tem uma carência nessa área de extensão universitária - explica. Segundo Pedricto, o novo campus, que tem 13 salas equipadas com material multimídia e três laboratórios de informática, começará a funcionar com cerca de 20 cur

BISPOS CANADENSES CONDENAM PENA CAPITAL, EM CARTA ENVIADA AO PRIMEIRO-MINISTRO

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Ottawa 12/12/2007 Rádio Vaticano (RV) O Conselho Permanente da Conferência Episcopal do Canadá expressou, recentemente, em carta dirigida ao primeiro-ministro, Stephen Harper, sua preocupação pela possibilidade de o governo aceitar que os canadenses possam ser condenados à morte e executados pelas autoridades legislativas de outros países. "O fundamento da Doutrina Católica ensina que a vida e a dignidade de cada pessoa humana devem ser respeitadas e protegidas, sem exceção _ dizem os prelados _ como consta no Catecismo da Igreja Católica, número 2.267. As autoridades civis devem limitar-se a "meios não sangrentos" para defender e proteger a segurança das pessoas contra um agressor, "porque eles correspondem melhor às condições concretas do bem comum e são conformes à dignidade da pessoa humana". No texto, os bispos exortam o primeiro-ministro e o governo canadense a reconsiderarem seu atual ponto de vista, e a manterem a política que tem prevalecido até agora,

Novo desafio da Educação

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Por Alex Sander Alcântara Agência FAPESP A expansão do ensino fundamental no Brasil nas três últimas décadas promoveu uma democratização do acesso à educação. Em conseqüência da universalização, a exclusão e a desigualdade geradas pelo ensino mudaram de natureza e de lugar. Hoje, o fator de exclusão é a qualidade do que se aprende. O diagnóstico é do professor Romualdo Portela de Oliveira, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) em pesquisa de livre-docência. Uma versão da tese foi publicada na revista Educação e Sociedade, em outubro. “Se não percebermos que a desigualdade gerada pela educação atualmente é outra, não estaremos preparados para enfrentá-la adequadamente. Paradoxalmente, mais educação gera demanda por mais educação”, afirmou Portela à Agência FAPESP. Com base em uma análise histórica, o pesquisador explica que o objetivo do estudo foi demonstrar que “o movimento de expansão do ensino fundamental e médio supera o histórico processo de exclusão, ge

Enade - 2006: menos de 1% dos cursos avaliados são considerados top

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Estudantes de 45 cursos de 5.701 avaliados obtiveram conceito 5 no Enade e no IDD. Maioria das graduações top está em São Paulo. Apenas 45 dos 5.701 cursos de graduação avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2006 obtiveram 5, a nota mais alta, nos dois conceitos que compõem a avaliação das faculdades. Isso representa menos de 1% do total de graduações avaliadas. Estudantes de 15 áreas de conhecimentos foram avaliados em 2006 (Ilustração: Editoria de Arte/ G1). Esses 45 cursos tiveram desempenho que os enquadra no nível mais alto tanto no conceito Enade, que considera o desempenho de ingressantes e concluintes dos cursos de graduação, quanto no IDD conceito, índice que avalia o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), conceitos 1 e 2 são considerados baixos, 3 é regular e 4 e 5 são altos. Os dados do exame foram divulgados nesta quinta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais An