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Mostrando postagens de março 12, 2008

História dos índios será obrigatória em todas as escolas - Por Fernanda Bassette

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Obrigatoriedade foi publicada em lei sancionada nesta terça-feira pelo presidente. Grade curricular não será alterada; o que muda é a forma de abordagem. O estudo da história do povo indígena no Brasil será obrigatório em todas as escolas da rede oficial de ensino do país, tanto públicas como privadas. A lei que determina a obrigatoriedade do ensino do tema em sala de aula foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nesta terça-feira (11) no Diário Oficial da União. Segundo André Lázaro, secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), a medida vale para todas as escolas de ensino fundamental e médio e deverá fazer parte de todo o currículo escolar, sem a necessidade de mudança na grade curricular. "A lei sancionada pelo presidente não cria novas disciplinas, por isso a grade curricular não será alterada. O que muda é que haverá uma preocupação maior na formação dos professores para deixá-los melhor prep

Universidade Federal do Mato Grosso – MT promove Fórum de Filosofia

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O Departamento de Filosofia da UFMT promove, de 18 a 20 deste mês, o fórum: “Alguns Aspectos na História da Filosofia”. O evento será realizado no auditório do ICHS-Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus de Cuiabá , sempre no horário das 19 às 22h. A palestra de abertura, no dia 18 de março, terça-feira, será proferida pelo professor Peter Büttner, que falará sobre: “A Introdução da Filosofia no Estado de Mato Grosso”. Na seqüência, haverá mais duas palestras: “Forma de Poder para o Controle do Corpo, na obra ´Vigiar e Punir´ de Michel Foucault”, com Claudinei dos Santos e “Michel Foucault e a Constituição do Sujeito Moderno”, com Irzair Ciro Correa. Na quarta, 19, Jairo da Luz Silva abre a programação com a palestra: “ Entre a Natureza e a Norma, uma Oposição na Origem do Pensamento Filosófico”. Em seguida, Nasla Rodrigues trará o tema: “Diferenciação entre Método Indutivo e Método Dedutivo a partir da Análise da Obra Novum Organum de Francis Bacon e no Discurso do Mé