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Mostrando postagens de maio 11, 2009

Entre o claro e o escuro: Roger Bastide e Claude Lévi-Strauss1 - Por Maria Lúcia de Santana Braga

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Roger Bastide e Claude Lévi-Strauss são pensadores exemplares para as ciências sociais e constituem parâmetros relevantes para compreender a teoria social formulada no século XX. Os dois autores percorreram caminhos distintos e também próximos: o período passado no Brasil, a dedicação a determinados temas e objetos de estudo, a visibilidade, o estilo, a inserção e a consagração no campo acadêmico e intelectual. Bastide chegou ao Brasil em março de 1938 com o objetivo de passar três anos como professor de sociologia na vaga deixada por Lévi-Strauss na Universidade de São Paulo (USP). As razões que levaram Bastide a aceitar o convite para lecionar tão longe de seu país foram certamente as mesmas que motivaram vários outros professores franceses a trabalhar no Brasil: oportunidades acadêmicas e profissionais relacionadas principalmente à pesquisa e à docência. As ciências sociais francesas, em particular a sociologia, viviam momentos difíceis após o término da Primeira Guerra Mundial.

Radiografia do ensino da religião nas escolas da Europa

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Acontece em Estrasburgo uma reunião sobre educação católica e liberdade religiosa O ensino da religião na escola encontra dificuldades culturais e jurídicas em alguns países da Europa, ainda que na maioria se dê este ensino de alguma forma. Assim assinalou o informe «O ensino da religião, valor para a Europa», apresentado nesta segunda-feira, 4 de maio, na sede do Conselho da Europa de Estrasburgo , em uma reunião sobre educação católica e liberdade religiosa na Europa , promovida pelo Conselho de Conferências Episcopais da Europa (CCEE). Segundo informou L'Osservatore Romano em sua edição de 6 de maio, o estudo indica que em quase todos os países da Europa há alguma forma de ensino da religião. São a exceção a Bulgária, Belarus e grande parte da França. Na Bulgária, há poucos católicos e por isso é muito difícil organizar um curso de religião. Em Belarus , a Igreja Ortodoxa está estudando, com o Ministério da Educação , a possibilidade de introduzir um curso de educação ortod