Postagens

Mostrando postagens de junho 10, 2009

Ensinando filosofia por meio de filmes - Por Edilson Pereira

Imagem
Basta entrar em qualquer escola, não precisa ser da periferia, para perceber que boa parte dos alunos não se interessa em aprender hoje em dia, embora, claro, se interesse em ingressar numa faculdade para ter diploma, profissão, enfim. Uma parcela pequena da população estudantil leva o aprendizado a sério, a maior parte para pelo caminho e nem chega a cogitar entrar numa faculdade. Os números não mentem. Pode parecer ambíguo, mas é real. Aluno estudioso hoje em dia é maltratado por colegas, visto de forma pejorativa, chamado por expressões rancorosas como CDF, caxias e nerd, ainda que seja o orgulho de qualquer pai e professor. Como enfrentar uma galera sem interesse propondo ensinar filosofia, matéria que pode arrancar risos, deboche ou bocejos dos tipos mais radicais da sala? É preciso ser criativo. E muito. O professor Ollivier Pourriol desceu do pedestal e foi ao encontro dos alunos. Se os tipos gostam de filmes como Clube da luta, o professor foi descobrir o que havia de filosofi

Caminhos digitais para os livros - Por Marlos Mendes

Imagem
Se é verdade que o Kindle promete mudar a forma com que nos relacionamos com os textos em formato digital, também é verdade que a Internet há tempos mudou nossa relação com os livros. Compra, venda, troca e downloads já fazem parte da rotina dos bibliófilos. Segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL), foram mais de 310 milhões de livros vendidos no Brasil em 2007. E uma fatia crescente envolve transações pela Internet. “A Internet já responde por cerca de 15% das vendas de livros da Fnac no Brasil”, explica Benjamin Dubost, diretor comercial da rede Fnac no Brasil . Além da facilidade de pesquisa e compra, os sites atraem leitores também com descontos e promoções. Na Fnac , por exemplo, os lançamentos têm 20% de desconto sobre o preço mínimo recomendado pela editora. Em outras redes, como Saraiva, Submarino e Amer icanas, vale prestar atenção nas ofertas que chegam por e-mail. Ontem, livros de Harry Potter lançados por R$ 59,50 foram anunciados por R$ 9,90 no Submarino . O mercado d