Postagens

Mostrando postagens de novembro 14, 2009

Afro-descendência é tema de debates – Por Maurício Vieira

Imagem
Palestras, oficinas, músicas, exibição de filmes, exposições e culinárias. Durante cinco dias, alunos de escolas quilombolas de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, e sociedade civil participarão da I Semana da Consciência Negra. O tema para a primeira edição do evento engloba a diversidade étnico-cultural de Aquiraz e os aspectos que marcam a brasilidade no município, como a miscigenação. O evento será realizado a partir da próxima segunda-feira, dia 16, com início marcado para as 15 horas, com o encerramento na sexta-feira, 20. O local será no anexo do Museu Sacro São José de Ribamar , na Praça Cônego Araripe . O evento tem o objetivo de incentivar professores de diversas modalidades a incorporar práticas pedagógicas e conteúdos de História da África e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Além disso, proporcionar discussão sobre a historiografia mais recente em relação à Escravidão no Brasil, criar um espaço para as discussões e ações sobre as comunidades quilombolas, dese

Pintores Caravaggio e Bacon estão juntos em mostra romana - Por Ella Ide

Imagem
Retratos criados pelo mestre italiano Caravaggio e o pintor irlandês do século 20 Francis Bacon estão lado a lado em uma nova exposição que relaciona as visões atormentadas da humanidade de cada um, apesar do contraste entre suas respectivas abordagens à realidade. Retratos criados pelo mestre italiano Caravaggio (foto) e o pintor irlandês do século 20 Francis Bacon estão lado a lado em uma nova exposição na Galleria Borghese, em Roma  a partir de 11/11/2009. A exposição na Galleria Borghese , em Roma , celebra os 400 anos da morte de Caravaggio e o centenário do nascimento de Bacon , e em seu cerne está o fascínio que ambos nutriam pela forma humana, além de sua predileção pelo retrato expressivo. Ambos foram radicais para seus tempos. Contra o fundo de idealismo distorcido do maneirismo, Caravaggio era movida pelo atenção obsessiva ao real. Já Bacon foi ridicularizado por sua recusa em abrir mão da figura humana em favor da abstração. "Bacon pode ser comparado a Caravaggio so