Postagens

Mostrando postagens de março 10, 2010

convite

Apresentação da Pesquisa de Conclusão do Pós Doutoramento do professor Elton de Oliveira Nunes Teoria e Metodologia em História das Religiões Pelo Programa de Saúde, Espiritualidade e Religião do IPQ-HC-FMUSP – dia 16 de março, terça-feira, das 12:00 às 13:30hs, no anfiteatro do 3° andar do HC-FMUSP (Rua Dr.Ovídio Pires de Campos, 785).

Ainda o Sagrado Selvagem

Imagem
O livro é uma seleção de artigos sobre o estado atual da pesquisa de religião no Brasil, oferecidos por ex-alunos, ex-professores e ex-colegas do cientista da religião Antônio Gouvêa Mendonça, falecido em 2007, como reconhecida homenagem pelo seu papel na difusão das Ciências da Religião entre nós. O Prof. Mendonça se tornou conhecido nos meios acadêmicos por seus estudos em Sociologia do Protestantismo e História Social, e também nos meios ecumênicos, dentro e fora do Brasil. Foi um dos iniciadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, no final dos anos 70, onde por mais de 20 anos foi professor. Ao lado dos professores Prócoro Velásques Filho, Jaci Maraschin, Etienne Higuet, Julio Santana, o professor Mendonça foi um dos pioneiros. Após receber o título de "Professor Emérito" (2002) na Universidade Metodista de São Paulo, Mendonça foi trabalhar no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Pr

Estudos sinalizam que a fé pode, sim, ajudar a superar doenças - Por Joelma Ana Espíndula

Imagem
Resultados que vão da diminuição da depressão a algo tão inexplicável que acaba classificado como milagre fazem com que a eficácia da crença em algum poder superior seja aceita com mais facilidade. Cientistas de todas as partes do planeta se debruçam em estudos na tentativa de entender melhor a relação entre a fé e a superação de doenças. Constantemente alvo de controvérsias, a influência da espiritualidade no processo de tratamento de pacientes já é admitida até mesmo por médicos que sempre adotaram uma postura cética em relação ao assunto. Um estudo realizado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, mostrou que a religiosidade fortalece pacientes que lutam contra o câncer. Nos Estados Unidos, uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Duke, na Carolina do Norte, comprovou que pacientes que se valem de práticas religiosas apresentam 40% menos chances de sofrerem depressão durante o tratamento não apenas do câncer, mas das doenças em geral.