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Mostrando postagens de dezembro 16, 2010

Universidade oferece pós em Ensino Religioso

O Cesumar oferece o curso de pós-graduação em Ensino Religioso. O curso é destinado a quem possui Ensino Superior completo e almeja um preparo adequado para trabalhar com questões religiosas. Além disso, padres, pastores e líderes religiosos podem aprimorar a capacidade pedagógica no ensino religioso. A proposta do curso é conceder conhecimento fundamental das ciências da religião, da teologia e da educação para habilitar profissionais para a área do ensino religioso das escolas públicas e privadas. O curso tem duração de 360 horas e as aulas acontecerão às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã e à tarde, quinzenalmente. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Cesumar. Fonte: http://www.bonde.com.br

Viés religioso marca espiritismo no Brasil - Por Valéria Dias

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP investigou como o espiritismo chegou ao Brasil e a formação dos primeiros grupos brasileiros que estudaram a doutrina. O estudo de mestrado Afinal, espiritismo é religião? A doutrina espírita na formação da diversidade religiosa brasileira , da socióloga Célia da Graça Arribas, foi publicado em livro, em agosto de 2010, pela Editora Alameda, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Aspecto religioso da doutrina espírita predominou no Brasil Segundo Célia, entre os primeiros adeptos do espiritismo existia uma discussão se a doutrina espírita era uma religião, uma filosofia ou uma ciência. De acordo com a pesquisadora, o médico e político cearense Adolfo Bezerra de Menezes (1831-1900) foi um dos grandes responsáveis pela divulgação do espiritismo no Brasil a partir do caráter religioso da crença. Outros nomes também ajudaram a difundir o espiritismo religioso

Profissão de intérprete de LIBRAS surgiu nas igrejas cristãs - Por Rafaela Carvalho

Desde os anos 1980, as Igrejas protestantes são o principal reduto de formação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). É de lá que também surgem os primeiros pesquisadores sobre o assunto e, principalmente, a consciência da importância da comunicação com surdos por meio de sinais. É o que constata César Augusto de Assis Silva, cientista social e autor da tese de doutorado Entre a deficiência e a cultura: Análise etnográfica de atividades missionárias com surdos, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A próxima meta da educação é o ensino bilíngue para pessoas com surdezSegundo o pesquisador, a igreja foi a primeira instituição a promover esse tipo de educação, já que instituições laicas não abrangiam atividades para pessoas com deficiência auditiva. “Os protestantes (luteranos e batistas) foram os que tiveram atuação mais forte no trabalho missionário utilizando a LIBRAS porque trataram os sinais como uma linguagem que devia s