Igreja/Cultura: Exposição mostra encontro da fé cristã com arte contemporânea em Lisboa


A Paróquia da Sé de Lisboa e o Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano inauguram esta segunda-feira uma exposição que apresenta 30 obras de artistas cristãos dos cinco continentes.

A mostra 

‘Arte + Fé – Encontro da fé com a arte contemporânea’ 

reúne instalações, performances, pinturas e fotografias de criadores católicos, ortodoxos e protestantes dos EUA, Japão, Holanda, Libéria, Austrália e Filipinas, entre outros países, revela uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A exposição “resulta de uma rigorosa seleção, entre mais de três mil artistas a nível mundial, escolhidos pela qualidade do seu trabalho na arte contemporânea, cuja linguagem fraturante lança pontes entre a arte e a fé e abre caminhos para o encontro com o Infinito”, adianta o comunicado.

Os organizadores da mostra patente na Sala do Risco (Largo de Santo António à Sé, 22) pretendem “criar um espaço de encontro e de provocação, onde arte e fé dialogam, são fonte de esperança e ousam na caridade”.

As obras foram vistas pela primeira vez em agosto de 2011, durante as Jornadas Mundiais da Juventude realizadas em Madrid.

A comissária da exposição, a espanhola Maria Tarruella, que estará presente na inauguração marcada para as 18h30, salienta que “o sentido religioso não está ultrapassado, mas é inerente ao ser humano, e expressa-se através de linguagens artísticas em cada época”.

A mostra, que conta com o apoio da Junta de Freguesia da Sé e da Câmara Municipal de Lisboa, pode ser apreciada até 30 de setembro aos sábados e domingos à tarde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura