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Mostrando postagens de janeiro 16, 2012

Angola - O percurso musical de Urbano de Castro - Por Jomo Fortunato

À espiritualidade de Artur Nunes, juntaram-se as preocupações de índole social e política de David Zé, e a irreverência do cantor e compositor Urbano de Castro. Três figuras emblemáticas da história da Música Popular Angolana , cujo legado musical perdura até aos nossos dias, passados trinta e quatro anos de ausência do cenário artístico angolano.   Urbano de Castro faria setenta e um anos, no dia 21 de Agosto de 2012, data do seu aniversário, provavelmente numa situação de convívio pacífico, com as tendências actuais da Música Popular Angolana, impensáveis na sua época. A sua música ficou marcada pelas influências dos géneros dançantes da América Latina, Congo Democrático e pelo cancioneiro luandense , com os quais teve um contacto muito próximo, perceptíveis pela análise do conjunto da sua obra musical. Juntamente com Artur Nunes e David Zé, Urbano de Castro deixou um espólio musical que ajuda a compreender as conflitualidades sociais da sua época, as aspirações reais dos jovens

Livro analisa contribuição de Walter Benjamin para a educação - Por Fábio de Castro

Lançado recentemente pela Editora Unesp, apresenta os resultados da pesquisa de mestrado realizada por Caroline Mitrovitch no livro:  Experiência e formação em Walter Benjamin A dissertação, realizada com apoio de  Bolsa da FAPESP , foi defendida na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp , em Presidente Prudente (SP), sob orientação de Divino José da Silva. No livro, Mitrovitch analisou três ensaios de Walter Benjamin que estão centrados nos conceitos de formação cultural e experiência: “Experiência e pobreza”, “Sobre alguns temas em Baudelaire” e “Sobre o conceito de história”. Segundo a autora, embora o estudo tenha caráter essencialmente filosófico e conceitual, teve também uma abordagem propositiva, voltada para uma reflexão sobre os fundamentos da educação. “O objetivo foi discutir os conceitos de experiência e formação cultural propostos por Benjamin, a fim de projetá-los para a formulação de um novo conceito de educação na sociedade contemporânea” , disse à  Agência FAPES