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Mostrando postagens de fevereiro 13, 2012

Alunos sentem orgulho de seus mestres e criam laços de afeto, diz pesquisa

De acordo com a pesquisa histórica realizada por Françoise Waquet, diretora de pesquisa do CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França) , mestres e discípulos criam um vínculo emotivo semelhante a de pais e filhos. Produto desse estudo, e com um título condizente,  "Os Filhos de Sócrates"  percorre séculos de história e reúne exemplos das mais diversas áreas, apresentando a figura universal do mestre, cujo arquétipo é Sócrates. O filósofo não ficou famoso apenas por ser o ideal de professor, mas também pela fama de seus alunos, como Platão. O volume demonstra a diversidade e a complexidade de uma relação fundada no poder e no afeto, desvelando "um laço da alma". Essa relação pessoal passar a existir como o modo de transmissão do verdadeiro saber, em contraste com o conhecimento dos livros. Abaixo, leia um trecho do livro. A honra de ser aluno A notoriedade do mestre também atinge o discípulo, ela se incorpora a seu capital. Isso é partic

Imagem que retrata a Primavera Árabe ganha o World Press Photo - Por Sara Webb

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O retrato de uma mulher com véu carregando um parente machucado em seus braços, tirada no Iêmen pelo fotógrafo espanhol Samuel Aranda para o "The New York Times" , ganhou o prêmio de melhor fotografia do ano do World Press Photo. A imagem capturou um momento do conflito no Iêmen, quando manifestantes que protestavam contra o presidente Ali Abdullah Saleh usaram uma mesquita na capital, Sanaa, como um hospital improvisado para tratar os feridos.  World Press Photo of the Year 2011: © Samuel Aranda, Spain, for The New York Times. Sanaa, Yemen, 15 October. A woman holds a wounded relative during protests against president Saleh. Os jurados, porém, disseram que a imagem representava de forma mais abrangente a Primavera Árabe. "A fotografia vencedora mostra um momento pungente e compassivo, a consequência humana de um evento enorme, um evento que ainda continua" , disse o chefe dos jurados, Aidan Sullivan, sobre a foto de Aranda, que venceu o World Press

Tarsila do Amaral é alvo de grande retrospectiva no Rio - Por Silas Martí

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Mais de 30 anos depois de pintar "A Negra", de 1923, retrato de uma antiga ama de leite que virou um ícone do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral tentou fazer uma segunda versão da tela. Não conseguiu ou não quis, deixando enormes faixas cinzentas atravessando a tela no lugar das cores da original. É essa obra incompleta que norteia a mostra da artista, morta aos 86 em 1973, em cartaz no C entro Cultural Banco do Brasil do Rio. Enquanto discursos surrados sobre a artista tendem a ganhar mais força no marco dos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, sua "Negra" inacabada aponta para outra direção, Tarsila foi mais volúvel e errática do que a musa moderna que virou depois uma espécie de mito. Seu quadro inacabado data de um momento conturbado na vida da artista. Em crise financeira e amargando a morte da neta Beatriz, que morreu afogada em 1949, esse retorno tardio à fase áurea da carreira, a década de 1920 em que vivia em Paris , até hoje in