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Mostrando postagens de abril 27, 2012

Desafiando preconceito, cresce número de igrejas inclusivas no Brasil - Por BBC Brasil

Encaradas pelas minorias como um refúgio para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas", voltadas predominantemente para o público gay, vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras.  Estimativas feitas por especialistas a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez diferentes congregações de igrejas "gay-friendly" no Brasil, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país. Concentradas, principalmente, no eixo Rio de Janeiro-São Paulo , elas somam em torno de 10 mil fiéis, ou 0,005% da população brasileira. A maioria dos membros (70%) é composta por homens, incluindo solteiros e casais, de diferentes níveis sociais. O número ainda é baixo se comparado à quantidade de católicos e evangélicos, as duas principais religiões do país, que, em 2009, respondiam por 68,43% e 20,23% da população brasileira, respectivamente, segundo um estudo publicado pela Fundação Getú

Com um dos piores salários, professora de MG trabalha 3 turnos - Por Ney Rubens

O sinal da Escola Estadual Professora Maria Amélia Guimarães, que fica no bairro São Paulo, região nordeste de Belo Horizonte (MG) , toca pontualmente às 13h todos os dias, marcando o início das aulas da tarde. Para a professora Alice Gomes da Silva, 50 anos, é apenas o início do segundo dos três turnos de trabalho que ela cumpre diariamente. A professora conta que leciona em duas escolas da rede estadual de Educação de Minas Gerais . Há 23 anos ela dá aulas na Maria Amélia para alunos da 1ª a 5ª série.  Já na Escola Estadual Professor Guilherme de Azevedo Alves , na mesma região, são 17 anos de dedicação, sendo que, atualmente, ela também é professora de Sociologia para o ensino médio. Alice acorda às 5h30min da manhã para chegar à escola a tempo da primeira aula, que começa às 7h. Precisa caminhar cerca de 1 km, pegar um ônibus e caminhar mais um pouco. Ao final do primeiro turno, às 11h30, corre para casa, onde só tem tempo para esquentar e comer o almoço que já deix

Universidades atualizam currículos com cursos voltados ao ambiente

Há poucos meses da realização da Rio+20, a conferência da ONU que reunirá diversos chefes de Estado e organizações internacionais para discutir o crescimento sustentável do planeta, a preocupação com o ambiente é um assunto cada vez mais recorrente.  Nos últimos anos, a discussão também invadiu academia, tornando necessária a criação de cursos e pesquisas relacionadas ao tema. Apesar de poucos, já existem cursos de graduação e pós-graduação espalhados pelo país voltados especialmente para a pesquisa e a formação de profissionais para áreas que lidem com a questão ambiental. Um exemplo é o bacharelado interdisciplinar em Ciências do Mar, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) , criado no início do ano pela universidade, que faz parte do Instituto do Mar. Ainda em fase de implementação, o instituto também abrigará, em alguns anos, novos cursos de graduação e pós-graduação.  Com duração de três anos, o bacharelado abrange quatro eixos principais. "Desde 200
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MITO, CULTURA E RELIGIÃO Objetivo do Curso: Ampliar a discussão sobre as possibilidades de utilizar essa ciência interdisciplinar como modo de vida. Alguns povos mais antigos como os gregos, aprendiam na relação com o outro, ampliando o autodesenvolvimento e gerando profunda capacidade de autogestão, visando adquirir capacitações para ações sustentáveis e consistentes entre indivíduos e grupos em todas as perspectivas da vida. Objetivos específicos: • Reconhecer a importância do mito dominante no cotidiano do indivíduo; • Reconhecer a importância do(s) mito(s) dominante(s) nas organizações sociais; • Aplicar o conhecimento de mitos e símbolos na educação infantil, jovens e adultos; • Analisar a dialética entre culturas como contribuição para o pensamento do homem contemporâneo. Justificativa:  Em meio a uma sociedade que se constitui por uma diversidade de discursos e linguagens, se constata por necessidade a clareza e a i