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Mostrando postagens de junho 12, 2012
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Professores de universidades federais organizam protesto no Rio e em SP

Professores, servidores e alunos das universidades federais de São Paulo e do  Rio de Janeiro  realizam, nesta terça-feira (12), protestos em apoio a greve geral que já atinge 52 instituições federais de  ensino superior  do País. Em São Paulo , docentes da Unifesp ( Universidade  Federal de São Paulo) e da UFABC (Universidade Federal do ABC) devem se reunir pela manhã na Rua XV de Novembro, no centro da capital. De acordo com Virgínia Junqueira, presidente da ADUNIFESP (Associação dos Docentes da Unifesp) , o objetivo do ato é reunir representantes de todos os campi das duas instituições para discutir as reivindicações da categoria. No Rio de Janeiro, de acordo com a ADUFRJ (Seção Sindical da UFRJ), devem participar da manifestação professores e alunos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), CEFET-RJ (Centro Federal de  Educação  Tecnológica do Rio de Janeiro) e U

Servidores de universidades federais confirmam greve

Servidores de universidades federais de todo o Brasil entraram em greve na segunda-feira.  Segundo a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) , ainda não há um balanço oficial com o número de instituições paradas, mas todas as 37 entidades (que representam trabalhadores das 59 universidades federais do País) decidiram iniciar greve. "A gente tem 72 horas para informar a reitoria, a superintendência do hospital (...) as autoridades (da universidade) que a gente vai entrar em greve a partir do dia 14", diz Cecília Fernandes, coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Unifesp (Sintunifesp). Somente na Federal de São Paulo trabalham cerca de 7 mil servidores, afirma Cecília. Segundo a Fasubra , os servidores reivindicam reajuste salarial (piso de três salários mínimos); reposicionamento de aposentados; racionalização de cargos; mudança no incentivo à qualificação; devolução do vencimento básico complement

O dia em que a Tailândia celebra Buda

O budismo é uma componente essencial da cultura tailandesa, assumindo uma influência que se espalhou pelo mundo inteiro.  Na segunda edição do Thai Life , exploramos os fundamentos daquela que é a quarta maior religião do planeta, a partir de um dos dias mais importantes do calendário budista: o Visakha Bucha. Esta é a altura em que toda a Tailândia celebra o nascimento, a iluminação e a morte de Buda. Este ano, as festividades chamaram ainda mais visitantes, porque se assinalam 2600 anos desde que Sidarta foi iluminado. Buda, o iluminado, não é adorado como um santo, é antes considerado um exemplo. Esta religião não tem um Deus. A base do budismo é o desenvolvimento espiritual do indivíduo. Tudo consiste na aprendizagem e na aplicação dos conselhos de Buda na vida diária, como explica o monge britânico Ajahn Jayasaro. “O budismo é uma religião diferente daquelas que conhecemos no Ocidente. Se as religiões ocidentais podem ser consideradas como sistemas baseados na crença

Religiosidade em constante mutação - Por Octávio Carmo

O sociólogo Alfredo Teixeira, responsável do Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Universidade Católica Portuguesa , fala à Agência ECCLESIA de um universo simbólico em mutação e da importância do património cristão na sua relação com a religiosidade popular. O docente universitário foi coordenador e relator do estudo: ‘Identidades religiosas em Portugal: representações, valores e práticas’ (2011), encomendado pela Conferência Episcopal Portuguesa. Agência ECCLESIA (AE) – Como é que se tem processado a mudança dos universos de significação religiosa num país como Portugal que é, em larga medida, um ‘bloco’ católico e cristão? Alfredo Teixeira (AT)  – O estudo, sob esse ponto de vista, demonstra que há uma persistência significativa dos enunciados cristãos no conjunto das representações crentes. Por exemplo, representações de Deus como o ‘Deus de Jesus Cristo’, claramente cristã na sua descrição, têm uma taxa de concordância muito elevada. Isso, no entanto, con

A imprensa e o Santo Daime

o dia 12 de março de 2010, a r eligião do Santo Daime virou manchete no país, seja na televisão, no rádio ou na internet. No dia seguinte, estamparia os principais jornais. E, em seguida, o assunto seria aprofundado, discutido e rediscutido por grandes revistas.  Os editores não estavam, no entanto, interessados em contar a história da doutrina, mas sim, em cobrir a morte do cartunista Glauco Vilas Boas, de 53 anos, famoso pela publicação de charges com diversas temáticas no j ornal  Folha de S.Paulo   e praticante da doutrina. Ele e o filho Raoni, de 25 anos, foram assassinados na casa deles, dentro de uma comunidade daimista em Osasco , na grande São Paulo. Naquela noite, Glauco estava em casa quando foi surpreendido pelo jovem Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, de 24 anos, acusado do assassinato. Segundo relatos publicados na imprensa, o jovem teria ido até o cartunista em busca de ajuda, pedindo que Glauco dissesse a seus pais que o filho era Jesus Cristo. Agitado, o j

Festas e romarias... ou a religião do povo à luz do dia! - Por Amaro Gonçalo

A avaliação do fenómeno da chamada  religiosidade popular  está hoje comprometida pelas descobertas no domínio das ciências humanas, como a antropologia cultural, a sociologia da religião e a pastoral.  Poucos são os que, dentro ou fora da Igreja, se atrevem a uma depreciação do fenómeno, por quanto ele parece ser a grande referência cultural e a amostra mais sensível da alma de um povo. A religiosidade popular constitui, de facto, um dos acessos mais diretos e penetrantes do coração e da alma de um povo. Bem sabemos que o fenómeno da religiosidade popular tem vindo a ser mais bem tratado, inclusive pelo poder civil instituído, movido mais por uma espécie de moda « retro»  do que por afinado juízo cultural.  Recuperam-se as tradições, as festas e as romarias, não porque se tenha em vista devolver à alma do povo o que o racional lhe retirou, mas como simples aposta num turismo religioso, muitas vezes de mera imitação ou reprodução ou ressuscitação históricas. O interesse

IIConcílio do Vaticano, resposta da Igreja aos erros

Perante o “ataque frontal contra Deus” e qualquer ideia de transcendência da vida humana, o II Concílio do Vaticano “será a mais expressiva afirmação de Deus registada neste século” , escreveu D. Florentino de Andrade e Silva, administrador apostólico da diocese do Porto, numa carta pastoral datada de 31 de maio de 1962. O documento do prelado começa por se referir à convocação do Concílio e à ressonância que o facto teve no mundo católico e não católico.  Quanto ao significado do Concílio no momento presente, D. Florentino de Andrade realça que para o católico esclarecido, a assembleia magna – a iniciar em outubro de 1962, no Vaticano – situa-se “no plano próprio dos grandes acontecimentos impregnados de sobrenatural, sobre os quais pousa a luz de um especialíssimo olhar da divina providência” (Cf. Revista LUMEN, junho de 1962). Perante a prevalência hodierna do material sobre o espiritual, do efémero sobre o eterno, “provocada já pelo conceito hedonístico da vida e

VIII SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA & SENSO RELIGIOSO PSICOLOGIA DA RELIGIÃO NO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO: DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Católica de Brasília e o Grupo de Trabalho (GT) Psicologia e Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) tem a honra de informar a realização do  VIII Seminário de Psicologia e Senso Religioso que ocorrerá nos dias 12 a 14 de outubro de 2012, no Auditório Central do Campus II da UCB. A temática central do evento este ano será: Psicologia da Religião no Mundo Ocidental Contemporâneo: Desafios da interdisciplinaridade. Tal como nas suas edições anteriores, o evento contará com a participação de convidados estrangeiros e nacionais especialistas em assuntos relacionados à temática do seminário, além dos próprios pesquisadores integrantes do GT. Programação prevista: Para tratar de questões como “Religião e psicologia crítica no mundo ocidental contemporâneo”, “O campo religioso na perspectiva interdisciplinar: contribuições da psicologia e da teoria d