Postagens

Mostrando postagens de julho 26, 2012

Biblioteca Octávio Ianni amplia acervo com apoio da FAPESP

A Biblioteca Octávio Ianni, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concluiu a aquisição de cerca de 25 mil títulos, garimpados em 29 países, reforçando o acervo que está entre os mais importantes da América Latina na área de ciências humanas. A aquisição foi possível graças a apoio da FAPESP por meio da sexta chamada do Programa FAP-Livros . O programa tem o objetivo de apoiar a aquisição de livros, e-books e publicações em outras mídias, destinados à pesquisa científica e tecnológica. A sexta chamada do FAP-Livros viabilizou a aquisição de cerca de 165 mil títulos para as bibliotecas de 175 instituições de pesquisa no Estado de São Paulo. As propostas aprovadas de unidades da Unicamp somaram 75 mil volumes solicitados, com um total de R$ 9,2 milhões concedidos pela FAPESP. A proposta de ampliação do acervo da Biblioteca Octávio Ianni, um dos maiores na história da unidade, recebeu cerca de US$ 1,5 milhã

Livro traça panorama da alfabetização no Brasil

Está disponível para download gratuito o livro     Alfabetização no Brasil: uma história de sua história lançado pela Cultura Acadêmica Editora e organizado por Maria do Rosário Longo Mortatti, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências da U niversidade Estadual Paulista (Unesp) , em Marília.   A obra apresenta um conjunto das reflexões desenvolvidas durante o 1º Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, realizado entre 8 e 10 de setembro de 2010 com a finalidade de congregar teóricos e grupos de pesquisa que desenvolvem trabalhos sobre a história da alfabetização. Segundo Mortatti, a publicação surge num contexto em que a História da Educação se consolida como um campo do conhecimento no Brasil.  Pesquisadores vinculados a diferentes programas de graduação se dedicam ao tema, com ênfase nos séculos 19 e 20, em diferentes contextos regionais e com base em diferentes fontes documentais, vertentes teóricas e abordagens metodoló