Postagens

Mostrando postagens de março 6, 2013

religião, projetos e processo criativo - Por Luiza Maia

Na ansiedade para o lançamento do próximo livro, Tangolomango, em março, mas sem data definida, o escritor pernambucano Raimundo Carrero, natural de Salgueiro, não consegue se dedicar a nenhum dos vários projetos. No notebook que usa para escrever, estão as primeiras frases de três livros. A ambiciosa biografia sobre Jesus Cristo, previamente intitulada:  Jesus – O Deus perseguido , tem aproximadamente 10 páginas e tem tomado seu tempo com leituras sobre o tema. A autobiografia Às vésperas do Sol , inspirada no acidente vascular cerebral que sofreu em 2010, o mais avançado, mas estancada. O terceiro é Lamalagata , obra que dá sequência às obras intricadas, com personagens em comum, que desenvolve desde Maçã agreste (1989). Carrero voltou a andar normalmente há cerca de dois meses. Na sala da casa onde mora, no Rosarinho, o vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura , com A minha alma é irmã de Deus (2009), recebeu o Diario para uma conversa sobre Tangolomango , os outros proj

Como entender o Papado (Alguns subsídios de ordem histórica) – Por Eduardo Hoornaert

Imagem
Logo após a conclusão do concílio Vaticano II , houve intensas discussões acerca do papado. Muitas delas encontraram eco nas páginas da revista Concilium ao longo da década de 1960.  Dessas discussões ficou a convicção de que é preciso conhecer melhor a história do papado e evitar os anacronismos (projetar no passado situações presentes) e as afirmações desprovidas de base histórica que permeiam o discurso acerca do governo central da igreja católica. Diante de um tema que toca pontos nevrálgicos do sistema católico e da sensibilidade católica, parece-me importante anotar aqui alguns pontos básicos que costumam chegar à tona quando se fala em papado. 1. Pedro em Roma O bispo Eusébio de Cesareia, teórico da política universalista do imperador Constantino, redigiu, no século IV, listas de sucessivos bispos para as principais cidades do império romano, na tentativa de adaptar o sistema cristão ao modelo sacerdotal romano. Ele trabalhou de forma bastante aleatória.

Morte de Hugo Chávez: líderes cristãos se manifestam publicamente - Por Giana Guterres

Após o anúncio da morte do presidente venezuelano Hugo Chávez feito por representantes do governo, líderes cristãos se manifestaram em suas redes sociais.  O vice-presidente da Venezuela , Nicolás Maduro e as filhas de Chávez pediram mais cedo orações pelo líder. Em seu pronunciamento Nicolás pediu forças e orações à nação venezuelana. “Que mantenhamos as orações, nestas que são as horas mais difíceis que enfrentamos desde a operação do presidente em 11 de dezembro do ano passado em Cuba”, disse. A filha de Hugo Chávez, María Gabriela Chávez, agradeceu as manifestações recebidas pedindo por orações e fé dos conterrâneos. "Não fique triste, meu povo. Elevemos nossas orações e não percamos por um instante nossa FÉ. Todo o meu amor e minhas forças para vocês", postou em sua rede social. Assim que ficou sabendo da morte, o líder cristão popular na América Latina , Marcos Witt, publicou em seu microblog “Orando por Venezuela y los hermosos Venezolanos” .