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Mostrando postagens de novembro 2, 2014

"Há quem queira limitar a liberdade de consciência" – D. Bernardito Auza nas Nações Unidas

O Observador Permanente da Santa Sé junto das Nações Unidas D. Bernardito Auza, participou nesta quarta-feira na  69ª Sessão da Assembleia Geral daquele organismo, consagrada aos os direitos humanos.  Na sua mensagem começou por reafirmar que o debate desta sessão traz à luz um grande número de sérios desafios aos direitos humanos em todo o mundo, e lembra todos a necessidade de reconstruir a confiança no sistema dos direitos humanos na defesa dos direitos humanos fundamentais.  De facto, o direito à vida, tal como consagrado na lei natural e protegido por leis internacionais de direitos humanos, está na base de todos os direitos humanos, disse Dom Auza, reiterando que a Santa Sé reafirma que toda a vida deve ser totalmente protegida em todas as suas fases, desde a concepção até à morte natural. A este respeito, continuou D. Auza, a Santa Sé acolhe favoravelmente a redução nos últimos dois anos do recurso à pena de morte em todo o mundo.  Como o Papa Francisco af

Crescimento do Islão não cria tensões com Igreja Católica – Por Rita Carvalho

Apesar de Portugal ser um país tradicionalmente católico e de cá também se estarem a registar muitas conversões ao Islão, a Igreja Católica portuguesa garante que isso não causa qualquer tensão entre as duas religiões.  Ao SOL, o bispo das Forças Armadas, Manuel Linda, afirma que as relações são boas, quer ao nível dos seus líderes, quer no terreno, em comunidades locais onde se cruzam católicos e muçulmanos.  “Não temos sentido esse movimento de saída de crentes para o Islão mas sabemos que no catolicismo há sempre pessoas a chegar e a partir” , comenta o bispo que é também o responsável na Igreja Católica por fomentar o diálogo inter-religioso.  “Antes todos eram baptizados e católicos. Agora estamos a atravessar um período de reconfiguração da fé e não de expansão”, acrescenta Manuel Linda, deixando o alerta: “Mas se estas pessoas andam à procura da segurança que não lhes foi dada no Catolicismo, isso só diz mal de nós…” Há seis meses a chefiar a comissão da

O Islão está a mudar a vida a cada vez mais portugueses

Cada vez mais portugueses estão a converter-se ao islamismo.  Procuram uma nova identidade e garantem que a religião nada tem a ver com a perspetiva terrorista e violenta a que está associada. Essa, defendem, é culpa dos muçulmanos maus e doentes. O ataque terrorista do 11 de Setembro contra as Torres Gémeas abriu os olhos dos portugueses para uma religião que até então conheciam pouco: o Islão. A curiosidade levou-os a querer saber mais e foi a partir daí, segundo o semanário Sol , que começou a aumentar a adesão nacional àquela religião. Hoje, o número de portugueses a aderir à religião é cada vez maior. O facto ganhou maior visibilidade depois de os  jovens de cidadania portuguesa terem decidido juntar-se à jihad do Estado Islâmico. Mas os convertidos que permanecem em Portugal garantem que isso nada tem a ver com os princípios da religião.  “O Islão é uma religião de paz”, defende a jovem Aisha ao Sol, enquanto Hibraim acrescenta que, como em todas as religiõ

Cristãos são mais perseguidos por dinheiro do que pela religião

O patriarca dos católicos da Síria, Gregorios III Laham, considera, em entrevista à Lusa , que a origem do movimento terrorista Estado Islâmico constitui ainda um "mistério" e que os cristãos são perseguidos por motivos financeiros.  Para o líder religioso católico, na Síria, apesar da guerra, as relações entre as pessoas "é a mesma de sempre" "Os cristãos tornaram-se num meio de eles ganharem dinheiro" , afirmou Gregorios III Laham, Patriarca da Igreja Católica Greco-Melquita de Antioquia e de todo o Oriente, Alexandria e Jerusalém , que não acredita em confronto de religiões no Iraque e na Síria.  "Esta gente não é religiosa, dizem que são muçulmanos, mas quem é esta gente? Pessoas convertidas ao Islão à pressa na Suécia ou na Holanda? O que sabem eles do Islão?  Eu acredito que, na maior parte dos casos, são oportunistas, mercenários. Por isso, os ataques contra os cristãos na Síria não podem ser interpretados como uma perseguiç

Exposição de respeito à diversidade cultural é realizada por alunos de Araranguá

Com o tema: ‘Eu respeito as diferenças’ Alunos do 6°, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental das Escolas de Educação Básica Castro Alves e Maria Garcia Pessi, estão expondo trabalhados artesanais na sede da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá.  Os bonecos são resultado do Projeto de Ciências da Religião , de autoria da professora de Ensino Religioso Bernadete Gomes Januário.  Ela explica que a temática na atividade pedagógica desenvolvida em sala de aula resultou nos bonecos de garrafa pet, com roupas confeccionadas com TNT , papel crepom, entre outros materiais reciclados. Entre os objetivos do projeto está o de promover o conhecimento inter-religioso, por meio de uma breve biografia de personagens que se destacaram dentro de uma determinada religião, ou atitudes filosóficas de vida missionária, como padre Cícero, Moisés, José, Jacó, Maria, José, Maomé, entres outros. A exposição pode ser conferida até o dia 25 de novembro no hall da 22ª SDR , qu

Templo Ecuménico Universalista em Miranda do Corvo – Por Gerson Ingrês

A Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional) colocou a concurso a empreitada para a construção do Templo Ecuménico Universalista. O objectivo principal deste Templo, a ser implantado no lugar de Fernandinho (antigo marco geodésico), no cume da colina sobranceira ao Parque Biológico da Serra da Lousã , é criar um espaço de encontro e meditação para crentes de todas as religiões, que não exclua os ateus na busca da Verdade. O Templo , evidenciando as três religiões do Deus de Abraão, não exclui os politeístas, nem os agnósticos ou ateus, criando no exterior um “Pátio dos Gentios” onde o diálogo entre todas as religiões seja possível. Numa referência histórica comum aos monoteístas o comprimento, altura e largura do Templo de Salomão são transpostos para o projecto de arquitectura. As medidas do santíssimo do Santíssimo do Templo de Salomão são a dimensão da zona central espiritual. O espaço onde se insere o Templo , rodeado por uma flor

Ensino do islamismo no Brasil poderá ser obrigatório - Por Jarbas Aragão

Entre os muitos projetos que tramitam no Congresso , um tem chamado atenção de parlamentares religiosos.  O Projeto de Lei 1780/2011 propõe incluir no currículo oficial da rede de ensino “a obrigatoriedade da temática “cultura árabe e tradição islâmica”. Seu teor completo pode ser conhecido no site do Congresso. Originalmente, foi uma proposta do deputado Miguel Côrrea ( PT-MG ), recebendo apoio de Carlos Alberto ( PMN-RJ ), Jean Willys ( PSOL-RJ ), Luiz Tibé ( PT do B-MG ), Edson Santos ( PT-RJ ) e Reginaldo Lopes ( PT-MG ). Causa estranheza a presença da assinatura do deputado Jean Willys, que tantas vezes apregoou a manutenção do Estado laico e classificou os ensinos do cristianismo de “homofóbicos”.  De modo especial, por que sendo um defensor da população LGBT, parece esquecer que na maioria dos Estados islâmicos os gays ainda são mortos em consonância com a sharia (lei religiosa islâmica). Alguns anos atrás, quando Mahmoud Ahmadinejad, então presidente

Seminário internacional aborda Religião na Europa: (pós) secularização e neo-politeísmo

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo promove, no dia 04 de novembro, o seminário internacional: “Religião na Europa: (pós) secularização e neo-politeísmo” O evento terá como palestrante o professor da Universidade Católica Portuguesa , João Manuel Duque.  O docente atua nas áreas de Humanidades com ênfase em Filosofia, Ética e Religião, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Humanidades com ênfase em Artes. O seminário é aberto a todos os interessados. Seminário internacional “Religião na Europa: (pós) secularização e neo-politeísmo” Quando:  04/11/204 (terça-feira), às 19h Onde:  Edifício Capa, sala 414, Universidade Metodista de São Paulo – Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo. Fonte:  http://portal.metodista.br

Politécnico de Bragança cria espaço inter-religioso - Por Olímpia Mairos

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) criou um espaço para que alunos de diferentes religiões possam fazer as suas orações. É um espaço inter-religioso e inter-cultural, situado à entrada da Escola Superior Agrária , e surge no âmbito da aposta daquele estabelecimento de ensino superior na internacionalização dos seus alunos, que no último ano eram já cerca de 900, entre os sete mil estudantes, e “com tendência a aumentar”.  Este ano, o IPB teve candidaturas dos PALOP e de muitos outros países africanos, bem como da América Latina, Europa e do Oriente, como Bangladesh, Paquistão, Nepal, Índia ou Irão. Para Sobrinho Teixeira, presidente do I PB, Bragança “tem dado sempre um exemplo de uma grande capacidade de acomodação da diversidade, de pessoas de diferentes pensamentos, raças ou religiões”.  “A nossa perspectiva é ter uma atitude preventiva e afirmativa, de maneira a que possamos fazer uma cultura de tolerância pela diferença” , afirma. O espaço, de

Rituais e crenças diferentes na hora do adeus – Por Ana Maria Miranda*

A despedida a entes queridos é sempre dolorosa.  Qualquer que seja a origem do morto e da família, todos esperam se despedir da melhor forma possível de quem foi tão importante em suas vidas.  A cerimônia do adeus, porém, não tem o mesmo significado para todos os povos e religiões, que têm rituais e crenças diferentes.  Segundo o professor colaborador do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (DAM/UFPE) Bartholomeu Figueirôa, o brasileiro criou uma cultura em relação à morte:   "Roberto da Matta diz que a pessoa evita falar sobre a morte, mas cuida muito dos mortos. Eles são como agregados à família dos vivos". Conheça abaixo exemplos de despedida. Candomblé Uma das religiões de matrizes africanas, o candomblé não vê a morte como o fim. De acordo com o babalorixá Marcos de Ossain, "é apenas a continuidade de um ciclo". "A pessoa deixa de ser a matéria, perde a matéria, para se tornar um espír