'Marcha Para Jesus' reúne milhares caminhando pela paz e pela vida/PI – Por Maria Clara Estrêla


Presente à 15ª edição da Marcha para Jesus, o governador Wellington Dias (PT) afirmou que o evento possui uma importância social muito grande, e contribui para afastar os jovens da violência.

"É um momento de adoração a Deus, de lembrar da importância de como a espiritualidade é importante no combate às drogas e à violência. É um momento de espalhar o amor entre as pessoas. Além de ser uma marcha muito organizada", afirmou o chefe do Executivo, que foi ao evento acompanhado de sua esposa, a secretária de Educação e deputada federal licenciada Rejane Dias (PT), que é evangélica.

Wellington e outros políticos presentes na 15ª edição da Marcha para Jesus ressaltaram a necessidade de combater o ódio na política e melhorar a interlocução com a sociedade, tendo como base o diálogo propositivo.

O pré-candidato a prefeito de Teresina, Amadeu Campos (PTB), comentou que a intensa disputa política no país e o tensionamento das discussões são fatores que têm fomentado um discurso de “nós contra eles”, que prejudica o debate. 

“Esse momento em que há um ódio politico, baseado no nós contra eles, acabou trazendo uma conturbação no país. O brasileiro quer a pacificação disso. Um dia como esse, no evento desse, é para todos nós cristãos buscarmos a paz nas relações políticas e pessoais”, comentou Amadeu.

A deputada federal Rejane Dias (PT), classificou a marcha como um evento da família e da paz. “Nos reunimos no sentido de resgatar os bons sentimentos. Os valores e a importância da família. Destacar os momentos de enaltecer a Deus”, pontuou a parlamentar.

Notícia original

Uma multidão de pessoas reunidas para dizer sim à vida e à paz. Assim pode ser traduzia a 15ª edição da Marcha Para Jesus, que aconteceu na quinta-feira (26/05) em Teresina

Com um percurso de seis quilômetros, adeptos de todas as manifestações religiosas participaram da caminhada com muita música e animação, levando a mensagem de amor e congregação aos piauienses.
A concentração do evento aconteceu no balão do bairro São Cristóvão e o desfecho da caminhada ocorre no cruzamento das Avenidas Frei Serafim com Coelho de Resende.

A Marcha para Jesus deste ano tem como lema: “Marchando Pela Vida”. O objetivo principal, segundo a organização do evento, é mostrar para as pessoas que viver não é só enfrentar dificuldades, mas saber passar por elas de maneira positiva, tentando sempre tirar o melhor dos momentos de adversidade. 

“Estamos juntos dizendo que viver vale à pena. Nós ficamos o tempo todo falando em crise, temos um índice de jovens tirando a própria que é assustador, vemos as pessoas acabando com tudo por conta da droga e do álcool. Queremos mostrar para elas que a vida é a saída. Que viver pode ser, sim, algo lindo”, resume o pastor.

O evento, de acordo com ele, é a congregação de todos os povos, de todas as fés. Significa a quebra de muros e a construção de pontes entre as pessoas, para um propósito maior que é celebrar a vida. 

“Nós vemos avôs, pais, filhos e netos juntos aqui. Os filhos trazem amigos, os amigos convidam os pais... então isso é muito bom de se ver. As pessoas juntas marchando como um só. Porque quando fala em Marcha para Jesus, a primeira coisa que pensam é que é evento só de evangélicos. Não é. É de todo mundo”, afirma o pastor Marcos Sérgio. 

Ele explica que o evento é organizado pela Aliança de Pastores do Piauí, mas que cerca de 40% dos participantes são católicos, e diz esperar que essa porcentagem aumente nos próximos anos.

É o caso de Francilande Alves, que frequenta a Igreja Católica do Dirceu. Ela, que foi acompanhado da filha e da irmã, diz que o propósito da Marcha “não é promover essa ou aquela religião”, mas levar uma mensagem de paz às pessoas. “Deus é paz, ele não faz distinção entre seus filhos e esse momento de união mostra bem isso”, afirma.

Já a estudante Maria de Fátima, frequentadora da Igreja Batista do Esplanada, resume a experiência de participar pela primeira vez da Marcha: 

“É muito bom porque reúne todas as igrejas. É um só povo em um só lugar, e é muito interessante isso. Acaba com os preconceitos, junta todo mundo, então vale muito à pena estar aqui”, diz.

Marchando

As 15 horas, os participantes da Marcha começaram a se concentrar no balão do São Cristóvão. As 17 horas, terá início um ato profético, que vai marcar a saída da caminhada. O percurso total tem extensão de sete quilômetros e encerra na Avenida Frei Serafim, na altura da Rua Coelho de Rezende.

Todo o trajeto será acompanhado por trios elétricos onde bandas gospels e grupos de igrejas de Teresina se apresentam, para animar o público. Uma das atrações é a Banda Manancial, que veio de Salvador e participa pela primeira vez do evento.

“Quem gosta de forró, tem forró. Quem gosta de rock, tem rock, quem gosta de pagode, tem pagode, então são vários estilos. Nós vamos fazer esse percurso com grande animação e orando pela vida”, diz o pastor Fabrício Fonseca, que também integra a organização do evento.

Estrutura

Todo o percurso da Marcha Para Jesus é acompanhado pela Polícia Federal, no trecho da Avenida João XXIII, até a Ponte JK; e depois, a partir da Avenida Frei Serafim, pela Polícia Militar, através da Força Tática e da Ciptran. Viaturas estão dispostas em pontos estratégicos do trajeto, que conta a inda com o apoio de uma ambulância do Corpo de Bombeiros, para casos de emergência.

A Avenida João XXII já foi totalmente interditada e sinalizada entre o balão do São Cristóvão e a Ponte JK. Strans e Ciptran direcionam os motoristas, que precisam passar pelo local, em rotas alternativas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura